Altere qualquer valor acima e o fazAconta mostra instantaneamente os resultados!
Ao contrário da crença popular, em muitas situações pode ser vantajoso morar de aluguel ao invés de financiar um imóvel. Veja a simulação para ajudar na escolha entre o financiamento imobiliário ou alugar e poupar o que sobraria pelo fato do aluguel normalmente ser bem menor que a prestação:
Se você mora de aluguel, experimente alterar os valores acima de acordo com a sua realidade e decida se está na hora de financiar um imóvel ou continuar no aluguel e investir a diferença entre a prestação e o aluguel.
Além da questão financeira, veja os prós e contras para quem optar por morar de aluguel:
A lei do inquilinato não favorece quem mora de aluguel
As exigências para alugar um imóvel são grandes e inclui conseguir um fiador
Morar de aluguel dá maior flexibilidade para trocar de bairro, cidade, etc.
Os contratos normalmente exigem uma permanência mínima de 30 meses, sob pena de multa
Você não vai querer, e as vezes nem vai poder fazer obras em um imóvel que não seja seu, portanto é importante alugar algo já em boas condições
Imóveis envelhecem e com o tempo o proprietário precisa gastar dinheiro com reformas
O saque do FGTS só fica disponível para quem optar pelo financiamento
Poupar e investir dinheiro requer disciplina e alguns preferem a obrigação de pagar uma prestação
Por outro lado, investir dinheiro é um ótimo hábito a se desenvolver, além da segurança de ter dinheiro disponível para eventuais emergências
Os cálculos acima lidam com fatores com alto grau de incerteza. Experimente por exemplo alterar as taxas de valorização do imóvel ou de rendimento e observe o que acontece.
Em suma, não é possível prever as variações futuras quanto ao preço do imóvel, valor do aluguel e taxas de rendimento. Portanto, as conclusões não são definitivas e podem variar no decorrer do tempo.