Altere qualquer valor acima e o fazAconta mostra instantaneamente os resultados!
A Tabela Price é o sistema de amortização mais utilizado nos empréstimos e financiamentos e sua principal característica são as parcelas de mesmo valor. Existe ainda o sistema Tabela SAC muito utilizado no financiamento de imóveis, onde os valores das parcelas são decrescentes.
Suponha que você queira comprar um carro de 30.000,00 em 60x iguais, sem entrada, a uma taxa de juros de 1,2% ao mês. Qual será o valor de cada parcela? Basta aplicar a fórmula PGTO do Excel:
Suponha agora que você não saiba a taxa de juros, mas saiba os outros valores: 30.000,00 em 60x de 704,28. Para calcular a taxa de juros mensal basta aplicar a fórmula TAXA do Excel:
Suponha agora que você não saiba o número de parcelas, mas saiba os outros valores: 30.000,00 em parcelas de 704,28 a 1,2% ao mês, sem entrada. Quantos meses serão necessários? Basta aplicar a fórmula NPER:
Suponha agora que você não saiba o valor total financiado, mas saiba os outros valores: 60 parcelas de 704,28 a 1,2% ao mês, sem entrada. Qual o valor total financiado? Basta aplicar a fórmula VA:
Veja também a seção Valor Presente (ou Valor Atual)
Veja a seção empréstimo pessoal para ter uma visão geral das possibilidades. Se esta procurando opções de empréstimo rápido, veja a seção empréstimo online. Agora, se é um microempreendedor e possui um CNPJ MEI, veja a seção empréstimo MEI.
Vamos calcular o valor da parcela se não houvesse juros:
Ou seja, devido aos juros você paga 204,28 a mais por mês.
Agora vamos aplicar a fórmula do Valor Futuro para saber quanto você teria se ao invés de assumir o parcelamento, investisse 704,28 com um rendimento de 1,2% ao mês:
Incrível!!! Ao final do período você poderia comprar 2 carros e ainda sobraria dinheiro.
1. Recebi um dinheiro extra. Como calcular o saldo devedor para quitar uma dívida?
Resposta: Veja a seção para calcular o Saldo Devedor na liquidação antecipada de dívidas.
2. Fui informado de uma taxa de juros anual. Como convertê-la para mensal?
Resposta: A conversão depende se a taxa anual é nominal ou efetiva. No primeiro caso, basta dividir por 12, e para o segundo caso veja os detalhes na seção Conversão de Taxas de Juros.
3. Como levar em conta o IOF?
Resposta: O IOF tem o efeito de aumentar o valor emprestado. Ou seja, suponha um IOF 2,8% sobre um empréstimo de 30.000. Então o valor emprestado é na verdade de 30.840.
4. Como fazer os cálcular no caso de ter dado uma entrada de por exemplo 10.000 e financiado os outros 20.000?
Resposta: Basta utilizar o valor financiado de 20.000 ao invés de 30.000.
5. Qual a diferença entre as modalidades de financiamento CDC e Leasing?
Resposta: Na modalidade CDC o bem é seu, enquanto no Leasing o bem fica no nome da financiadora até a quitação. O Leasing por representar um menor risco para a financiadora, possui taxas de juros mais atraentes. Porém se você pretende antecipar as parcelas ou vender o bem com antecedência, o CDC é a melhor escolha, pois nesse caso o Leasing impõe pesados encargos.
Veja as fórmulas algébricas do valor da parcela e número de parcelas:
Onde:
Não é matematicamente possível determinar uma fórmula algébrica para a TAXA, que é calculada através de um algoritmo iterativo.