Matemática Financeira - Conversões de Taxas


Taxas de juros são percentuais que definem o fator de correção monetária em um período de tempo, tipicamente mensal ou anual. Veja como realizar a conversão de uma taxa anual em taxa mensal e vice-versa.


Conversão de Taxa Anual para Mensal

Suponha que uma determinada aplicação rendeu 20% no ano. Quanto isso equivale ao mês? Primeiro vale ressaltar que não basta dividir 20%/12 = 1,67%. Para calcular corretamente, você precisa considerar os juros compostos aplicando a seguinte fórmula:

taxa de juros: períodos:

Fórmula no Excel

^ Experimente alterar os valores acima ^


Conversão de Taxa Mensal para Anual

Suponha agora que você queira o inverso, ou seja, saber o rendimento anual de uma aplicação que rendeu 1,53% ao mês. Novamente vale ressaltar que não basta multiplicar 1,53%*12 = 18,36%. Você precisa considerar os juros compostos aplicando a fórmula:

taxa de juros: períodos:

Fórmula no Excel

^ Experimente alterar os valores acima ^


Taxa Anual Nominal

Os dois tipos de conversões anteriores dizem respeito à taxas efetivas. Existe ainda o conceito de taxa nominal e um tipo muito comum é a taxa anual nominal com capitalização mensal, que é nada mais que a taxa mensal efetiva multiplicada por 12.

Por exemplo, se a taxa anual nominal for de 20%, quanto será o valor futuro de 1.000 após um ano? Se você respondeu 1.200, esta enganado pois você pensou como se fosse uma taxa anual efetiva. O cálculo correto é:

taxa anual nominal: valor presente:

Fórmula no Excel

^ Experimente alterar os valores acima ^

Atenção: a taxa anual nominal com capitalização mensal é muito utilizada no mercado financeiro, especialmente nos EUA e muitas vezes é chamada apenas de taxa anual, sendo uma causa frequente de mal entendidos.