Amortização

Amortização é o mesmo que redução da dívida, ou seja, amortizar é pagar uma parte da dívida para que ela reduza de tamanho até a sua eliminação. Entretanto, em toda dívida há cobrança de juros, portanto para amortizar uma dívida é necessário que o pagamento seja maior que os juros cobrados no período. Com isso podemos concluir que:

amortização = pagamento - juros

Ou seja, o valor amortizado é o que sobra do pagamento depois de descontados os juros. Por exemplo, se uma dívida inicial de 1000 acumulou 40 de juros após um mês e foi feito um pagamento de 90, então a amortização foi de 50 (= 90 - 40).


Sistemas de Amortização

Quando você adquire uma dívida, seja um empréstimo ou um financiamento, existem algumas formas possíveis para o pagamento da dívida, também conhecidas como sistemas de amortização:

Os dois primeiros são os mais utilizados. Em todos os casos, o cálculo obedece aos princípios dos juros compostos e os juros só incidem sobre o saldo devedor, que corresponde a:

saldoDevedor = dívidaInicial - amortizaçõesPagas

No exemplo citado na introdução, o saldo devedor passa a ser de 950 (= 1000 - 50). Se a taxa de juros permanecer constante, no próximo mês os juros serão de 38 (= 950 * 40/1000). Se for feito um novo pagamento de 90, então a amortização agora será de 52 (= 90 - 38) e o saldo devedor passará para 898 (= 950 - 52), e assim sucessivamente.

links patrocinados

Cálculo Online

Veja a seguir um simulador para calcular as parcelas, juros e amortizações em qualquer um dos sistemas de amortização. Ajuste os valores abaixo e clique em [Calcular »]:


Informações Adicionais

1. Veja mais detalhes sobre a modalidade de parcelas fixas na seção Tabela PRICE

2. Veja mais detalhes sobre parcelas descrescentes e amortização constante em Tabela SAC

3. Veja um comparativo entre as modalidades SAC e Price

4. Todos os sistemas de amortização são baseados nos princípios dos juros compostos

links patrocinados

fazAconta.com
O fazAconta têm fins didáticos e seus exemplos buscam a simplicidade para facilitar a leitura e a compreensão. Todo o conteúdo é constantemente revisado, mas não há qualquer garantia da completa precisão e acerto. Ao utilizar o fazAconta, você concorda que leu e aceitou nossos termos de uso.
Copyright 2008-2015 by BTonetto Creations - Todos os Direitos Reservados.