Resultados Instantâneos

Altere qualquer valor acima e o fazAconta mostra instantaneamente os resultados!

Viabilidade Financeira de Projetos

Como saber se um projeto ou novo negócio será viável e lucrativo, mesmo tendo que pegar dinheiro emprestado?

Para responder a essa pergunta, você precisa estimar os investimentos e retornos futuros de forma a compor os fluxos de caixa esperados para o projeto. A partir daí, o fazAconta permite calcular os principais indicadores de uma análise de viabilidade financeira de projetos e até comparar diferentes cenários para saber qual seria o mais vantajoso. Essa análise é o principal fundamento matemático na elaboração de um plano de negócios ou business case.


Cálculo e Análise Online

Ajuste abaixo os fluxos de caixa de dois cenários de um projeto ou novo negócio e veja a análise online:

Fluxos de Caixa:

Dica: Você pode copiar um fluxo de caixa diretamente de uma planilha e colar nos campos acima

Cenário ACenário B
Payback:
VPL:
ROI:
TIR:
Análises:
teste
Cliqui nos exemplos e veja os resultados acima:

Veja a seguir as explicações dos conceitos e indicadores utilizados na análise acima.

links patrocinados

Fluxos de Caixa

Os fluxos de caixa nada mais são que uma sequência de valores correspondendo aos resultados financeiros esperados para o projeto em cada período de tempo, por exemplo:

Ano 0Ano 1Ano 2Ano 3Ano 4
Investimentos10055
Retornos30607580
Fluxo de Caixa-100-25607580

Observe que os valores iniciais negativos correspondem ao período em que os investimentos estariam maiores que os retornos e portanto o projeto ainda não estraria trazendo lucro.

É importante observar que o principal desafio financeiro de uma análise de investimentos é de fato a previsão de fluxos de caixa realistas, considerando todos os componentes de investimentos e retornos, incluindo pró-labores, impostos, etc.


Payback, VPL, TIR e ROI

Os quatro indicadores Payback, VPL, TIR e ROI servem para analisar a viabilidade financeira de um projeto, ou seja, indicar se o projeto será lucrativo:

Para maiores detalhes veja as seções Payback, ROI, VPL e TIR.


Taxa de Juros

A taxa de juros presente nos cálculos desses indicadores pode ser interpretada de duas formas:

  1. Como o custo de capital no qual o dinheiro foi capitado para o financiamento do projeto;
  2. Como a taxa de rendimento na qual o dinheiro poderia estar rendendo se não tivesse sido utilizado no projeto.

Em ambos os casos, uma taxa de juros elevada torna mais difícil para que um projeto seja considerado viável. Por exemplo, se você captar o dinheiro a uma taxa de juros elevada, irá demorar mais tempo para quitar a dívida, ou se você tiver dinheiro aplicado à uma taxa de rendimento elevada, será mais difícil decidir por se arriscar a investir em um projeto. Por essa razão, podemos dizer que uma taxa de juros elevada é inimiga do desenvolvimento de um pais, pois torna menos atrativo ou até financeiramente inviável investir em projetos ou novos negócios. Em outras palavras, favorece a especulação financeira em detrimento da atividade produtiva.

links patrocinados

fazAconta.com
O fazAconta têm fins didáticos e seus exemplos buscam a simplicidade para facilitar a leitura e a compreensão. Todo o conteúdo é constantemente revisado, mas não há qualquer garantia da completa precisão e acerto. Ao utilizar o fazAconta, você concorda que leu e aceitou nossos termos de uso.
Copyright 2008-2015 by BTonetto Creations - Todos os Direitos Reservados.