Valor Presente Líquido

O Valor Presente Líquido ou Valor Atual Líquido (siglas VPL ou VAL ou NPV) permite comparar investimentos iniciais com retornos futuros. É muito utilizado no estudo de viabilidade financeira de um projeto ou novo negócio, para ajudar a decidir se a empreitada é mais vantajosa do que simplesmente deixar o dinheiro rendendo em alguma aplicação.


Definição do VPL

Valor Presente Líquido é o somatório dos termos de um Fluxo de Caixa Descontado

Um fluxo de caixa representa os investimentos e retornos previstos em um projeto ou novo negócio. Os valores iniciais negativos correspondem ao período em que os investimentos são maiores que os retornos. Suponha que você tenha estimado o seguinte fluxo de caixa para um novo negócio:

Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4
Fluxo de Caixa: -100 -100 100 100 100

Nesse exemplo, o somatório dos termos (ou Valor Líquido) é 100, ou seja, a soma dos retornos é maior que a soma dos investimentos e o fluxo de caixa parece vantajoso. Entretanto, é importante notar que 100 reais hoje vale mais do que 100 reais daqui a 1 ano, que vale mais do que daqui a 2 anos, etc. Mas valem exatamente quanto? Para responder a essa pergunta, basta trazer cada termo à valor presente, utilizando a fórmula P = F/(1 + i)n dos juros compostos:

Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4
Fluxo de Caixa Descontado*: -100 -83 69 58 48

* taxa de juros de 20% ao ano

Este é conhecido como Fluxo de Caixa Descontado e a soma dos termos é nada mais, nada menos, que o Valor Presente Líquido (ou VPL). Vemos agora que esse fluxo de caixa não é vantajoso pois o VPL é negativo em -8. No primeiro gráfico vemos que todas as barras tem o mesmo tamanho, enquanto neste gráfico, as 2 barras representando os investimentos acabam sendo maiores que as 3 barras representando os retornos.


Custo de Capital

A taxa de juros acima, também é chamada de custo de capital, e pode ser interpretada de duas formas:

  1. Taxa de juros na qual você conseguiria captar recursos para financiar o projeto ou novo negócio.
  2. Taxa de rendimento em um investimento de baixo risco, no qual você poderia aplicar o dinheiro ao invés de investir no projeto.

Cálculo Online do VPL

O fazAconta permite você calcular online o VPL dos seus fluxos de caixa e ainda mostra com utilizar a fórmula VAL do Excel para fazer este mesmo cálculo:

taxa de juros:
fluxo de caixa:

Fórmula no Excel
^ Experimente alterar os valores acima ^

A taxa de juros também é chamada de custo de capital. Experimente alterá-la para 0% e observe que o resultado equivale a soma dos termos (ou Valor Líquido).


Perpetuidade

Alguns projetos continuarão a gerar retorno por tempo/prazo indeterminado. Experimente acrescentar reticências (...) ao final do fluxo de caixa no Cálculo Online acima e verifique o que acontece.


Taxa Interna de Retorno

A Taxa Interna de Retorno (siglas TIR ou IRR) de um fluxo de caixa, é a taxa de juros que torna o VPL nulo. Experimente a taxa de juros de 17,872% no Cálculo Online acima e verifique o que acontece.


Cálculo Online do TIR

O fazAconta permite você calcular online o TIR dos seus fluxos de caixa e ainda mostra com utilizar a fórmula TIR do Excel para fazer este mesmo cálculo:



Relação entre as Funções VAL e VA

As funções do Excel para o Valor Presente Líquido e Valor Presente podem fornecer resultados iguais:

VAL(20%;100;100;100) = 210,65
VA(20%;3;-100) = 210,65

Observe que na função VAL você informa cada termo a ser trazido à valor presente, enquanto na VA você fornece apenas um termo que seria repetido N vezes. Mais detalhes na seção valor presente.