Saldo Devedor

Se você recebeu um dinheiro extra ou vendeu um bem e deseja quitar uma dívida, como calcular o saldo devedor? Seja na modalidade Tabela Price ou Tabela SAC, para liquidar uma dívida antecipadamente, você precisa descontar os juros que estariam embutidos nas prestações futuras.


Saldo Devedor na Tabela Price

Suponha que você tenha feito um empréstimo de 10.000 em 36x de 471,81 e já pagou 16 prestações. Vamos primeiro usar a fórmula TAXA do Excel para calcular a taxa de juros praticada:

prestações: prestação: valor financiado:
EMPTY_VAL
Fórmula no Excel EMPTY_EXPRESSION
Agora trazendo as prestações restantes ao valor presente, encontramos o saldo devedor:

prestações restantes:
EMPTY_VAL
Fórmula no Excel EMPTY_EXPRESSION
Apenas somando as prestações restantes, sem descontar os juros, temos o saldo incorreto:

EMPTY_VAL
Fórmula no Excel EMPTY_EXPRESSION

Observe acima como é importante o cálculo correto do saldo devedor trazendo as prestações ao valor presente, pois se apenas somar as prestações restantes, você teria que pagar muito mais.


Quitação Parcial

Se não tiver o dinheiro todo e desejar pagar apenas algumas prestações:

prestações a pagar:
EMPTY_VAL
Fórmula no Excel EMPTY_EXPRESSION

Portanto neste exemplo, para quitar a dívida você precisa pagar à vista 6.891,29 (20 prestações) ou 3.607,09 para quitar apenas 12 das 20 prestações.


Saldo Devedor na Tabela SAC

Para antecipar a quitação na Tabela SAC, basta multiplicar o número de prestações restantes pelo valor da amortização. Por exemplo, suponha que você já pagou 300 das 360 prestações de um financiamento de 110.500. Então para antecipar as 60 prestações restantes:

prestações restantes: valor inicial: prestações:
EMPTY_VAL
Fórmula no Excel EMPTY_EXPRESSION

Observe que na modalidade SAC não é necessário saber a taxa de juros para calcular o saldo devedor.


Dúvidas Comuns

1. Podem ser cobradas tarifas pela liquidação antecipada?
Resposta: Para os contratos assinados a partir de 10.12.2007, é proibida a cobrança de tarifa por liquidação antecipada (isso não se aplica ao Leasing). Para operações anteriores a esta data, podem ser cobradas tarifas, contanto que a cobrança dessa tarifa esteja prevista no contrato.

2. Posso antecipar a liquidação de um Leasing?
Resposta: Sim, mas não se aplicam os cálculos para o desconto dos juros. Você precisará observar as condições do seu contrato. Em geral não é vantajoso antecipar a liquidação de um Leasing.


Referências

1. Site do Banco Central do Brasil - Liquidação Antecipada


Links Patrocinados


O fazAconta têm fins didáticos e seus exemplos buscam a simplicidade para facilitar a leitura e a compreensão. Todo o conteúdo é constantemente revisado, mas não há qualquer garantia da completa precisão e acerto. Ao utilizar o fazAconta, você concorda que leu e aceitou nossos termos de uso.
Copyright 2008-2015 by BTonetto Creations - Todos os Direitos Reservados.